Quarta feira foi o primeiro atelier e a minha primeira experiência como 'formadora' em.... desenha, corta, cola, alinhava, cose, pinta, aplica, e afins!
Foi excepção ontem o facto de terem estado juntos os dois grupos a trabalhar o mesmo tema. E revelou-se um pouco complicada esta solução, por vários motivos... O facto de serem muitas crianças no mesmo espaço e de eu ser apenas uma foi o principal motivo de poder ter sido menos proveitoso para todas nós. Em ateliers próximos serão restringidas as inscrições por sessão e serão divididas, então, como estava previsto, em dois grupos etários e programáticos. Deste modo será mais coerente e produtivo o nosso trabalho e decerto mais gratificante para ambas as partes!
Mas, deixando de lado estes pormenores 'técnicos' de pouca importância para primeira aula, a reacção ao tema e o resultado foi surpreendente!
Foi-lhes proposta a construção de um objecto que pudesse, ao longo das semanas de ateliers, identificá-las...até porque como vão funcionar em grupos rotativos, será difícil, à partida, conseguir decorar os seus nomes.
O pressuposto
mais importante do trabalho seria construirem uma peça de identificação pessoal com a qual se sentissem confortáveis e que lhes desse prazer usar como acessório durante os ateliers.
O processo
Olhar e tocar todos os materiais à disposição em cima da mesa e pensar quais queriam usar e de que modo; passar para o papel todas as ideias que surgissem, utilizando os ditos materiais ou, ao contrário, dessenhar a peça imaginada e em seguida procurar pensar com que materiais poderia ser feita.
O difícil foi controlar todas as ideias numa só!!!
O meu receio relativamente à não aceitação do primeiro passo de desenho e projecto da imagem formada, foi surpreendentemente eliminado! Todas acharam importante passar para o papel o que iam imaginando, para depois passar à acção. Irei depois deixar aqui algumas das imagens mais significativas disto que estou a dizer. Para já terão de confiar na minha opinião!
O resultado
Crachás em tecido, crachás em cartão e todo o tipo de aplicações, um avental, almofadas de alfinetes ou decorativas, bonecos e bonecas pregadeiras... houve de tudo para todos os gostos e ideias (todas arrojadas!).
O senão...
Ter de deixar as peças na sala durante toda a semana... umas alinhavadas à espera de mais tempo para as coser na máquina, outras a secar, outras ainda por terminar...
Mas ainda houve tempo para muitas das participantes fazerem mais do que um trabalho e poderem levar, esse sim, para o quarto :)
No final da tarde foram aparecendo mais uns bichinhos carpinteiros que andavam pelo pátio em brincadeiras ao ar livre mas que acabaram por se juntar a nós...com muita pena minha não tive tempo nem disponibilidade para lhes dar muita atenção...
Estou em pulgas para saber o que vai dentro das encomendas que nos vão enviar para o lar, com materiais que vamos poder usar nos nossos ateliers...vai ser muito engraçado quando as abrirmos todas juntas e olharmos lá para dentro :) Não tenho dúvidas que isso vai dar ainda mais alento e entusiasmo para fazermos peças novas!
No final ficou um suspiro meu, a lágrima de um dos bichinhos (por não ter feito nenhuma peça) e o sorriso aberto de todas as outras crianças* para a semana há mais!!!