sexta-feira, 6 de julho de 2007

Projecto 'De Olhos nas Mãos'

É este um dos projectos que, mesmo não tendo nome nem cara nem um plano delineado até agora, andava a saltitar cá dentro (mesmo sem eu própria saber, às vezes), num caixote pequenino (mas muito espaçoso!!!!) que guardo na minha cabeça para projectos em 'banho-maria' ou sonhos invisíveis ou pouco palpáveis a curto prazo...
Passo a explicar. O projecto De olhos nas mãos...com a cabeça no lugar nasce de uma vontade muito grande de transmitir e partilhar a energia que sinto ao criar...seja o que for! De aprender e ensinar a dar valor às coisas pequeninas que podemos fazer a partir da imaginação e da vontade, maior ou menor, que temos em materializar essas ideias.
Sinto falta de dar de mim; de não guardar o que tenho e o que sinto só para mim; de ter a oportunidade de ver nos olhos dos outros um bocadinho do brilho dos meus quando descubro novas formas de fazer e trabalhar um material, de ver o resultado de uma aparente brincadeira em que se jogam cores, texturas, traços, personalidades. Mesmo que no final possam não ter valor para mais ninguém a não ser para mim!

Os destinatários (neste caso as destinatárias) são os residentes do Lar de Santa Isabel, Instituição de Solidariedade Social, em Leiria. Esta instituição acolhe crianças e jovens (exclusivamente meninas) que a têm como a sua casa, a sua família (mais ou menos temporária)...o seu espaço de vivência diária, com todas as regras, rotinas e responsabilidades que isso implica. Pretende ser também um espaço de aprendizagem e acompanhamento, como em qualquer lar de qualquer família.

O projecto vai funcionar aqui distribuído por dois grupos principais, dada a grande diferença de idades: o grupo Bicho Carpinteiro (dos 6 aos 13 anos) e o grupo Gatafunhos e Asteriscos * (dos 14 aos 21 anos). No caso das mais novas, o próprio nome é apelativo a alguns dos objectivos :) , sempre tentando manter uma base de aprendizagem, brincando ao mesmo tempo. No segundo caso, tentarei explorar algumas temáticas ligadas ao desenho e à sua aplicação ao projecto de peças artesanais ou outros fins, mas sempre dando espaço e tempo a todos os * (asteriscos) que possam surgir, ou seja, deixando sempre em aberto espaço para receber ideias e sugestões de temas de trabalho (ou apenas apartes que remetam para algum assunto que seja do interesse de todos explorar).

Estou entusiasmada, ansiosa, nervosa... mas com grande parte da minha energia direccionada para este projecto, com a confiança de que possa dar frutos, de poder dar alguma coisa de novo e receber muito em troca*

Ao longo dos próximos dias irei enviar alguns e-mails a algumas pessoas que trabalham nestas áreas ( artes plásticas, artesanato, costura, ...) de forma a tentar reunir algum material que seja para essas pessoas residual, mas que possa ser aproveitado por nós nos nossos ateliers...por mais pequena que seja essa oferta, será concerteza significativa para nós! Mas farei isso por meios mais adequados, que não um post num blog. Entretanto, se alguém tiver alguma questão pode sempre contactar-me através do endereço electrónico indicado nesta página.

Espero poder arrancar com o primeiro atelier na próxima sexta-feira ou, no máximo no dia 13 de Julho (sexta-feira 13 parece-me uma boa escolha :P ).

Sem comentários: