sábado, 28 de julho de 2007

Atelier 3...desabafo...

Mais uma voltinha, mais uma viagem :)



Na passada quarta-feira foi tarde de atelier. Tenho andado com pouco estímulo para escrever...ando cansada e pus as minhas expectativas tão altas, tão altas que é muito fácil cair no chão e magoar-me... Pensei muito a sério neste projecto e envolvi-me de uma forma tão intensa que acabei por não pesar alguns senãos. Preparei os ateliers, tentei arranjar o máximo de materiais que conseguisse, programei as semanas e os temas por grupo etário. A minha falta de experiência e a novidade deste tipo de programas no lar levou a uma pequena grande confusão na altura de tentar pôr em prática tudo o que havia sido definido. Os grupos oscilam bastante de semana para semana, em número e em faixa etária, o que pode trazer alguns problemas quando se trata de pôr todas a trabalhar o mesmo tema, mas dando asas à sua imaginação...as mais novas exigem uma atenção despreocupada e demorada, perdendo a motivação tão rapidamente como a ganham se não forem atendidos os seus pedidos, e as mais velhas perdem algum interesse se também não lhes dispensarmos a atenção devida!
Já tive algumas experiências com crianças (com muitas!!!!!! ao mesmo tempo!) mas é a minha primeira viagem sozinha. E isso às vezes é um bocadinho assustador...medo de não dar o que queria, medo de não ir de encontro ao que elas esperam, medo de não fazer dos ateliers mais do que sessões de trabalhos manuais.
Mas isto é a apenas um desabafo de coisas que me têm acompanhado desde o primeiro dia e que me têm feito andar mais desligada destas lides virtuais! Porque sinto também, de semana para semana que as coisas se estão a compor, que vou aprendendo sempre com os nossos erros nas aulas e que há sempre fórmulas programáticas a serem desmontadas e e voltadas a montar! E corre sempre melhor! Sinto a minha confiança a voltar a subir e o meu entusiasmo a crescer... e não vai parar :)

P.S. Com tanta conversa e lamúria não falei do tema desta semana... Andámos a estudar as técnicas de fazer molduras a partir de cartão, de uma forma muito simples!

um pequenino acidente............. :P

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Atelier 2

Ontem foi dia De Olhos nas Mãos no Lar. Por causa das várias actividades a decorrer até à próxima semana (desde Colónia de Férias, idas à praia, actividades com um grupo de voluntárias espanholas), elas foram sendo todas distribuídas pelos vários grupos e fiquei com 5 só para mim!
O único problema foi, mais uma vez haver uma diferença etária tão grande, o que não permite uma tão grande produtividade de trabalho. Mas correu lindamente!
Foi o dia dos ANÉIS! De toda as formas, feitios e materiais. Uns com botões, outros com missangas, outros com aplicações em feltro...deram largas à imaginação e correu muito bem.

Ainda não consegui ter as fotografias prontas a tempo...mas para a semana já devo deixá-las aqui!

Próximo atelier....MOLDURAS*

P.S. Costumo ir espreitar o blog Wee Wonderfuls e descobri por lá um objecto lindíssimo.........que vou um destes dias tentar fazer. É uma ideia muito simples e com um resultado magnífico! Já andei a comprar algum material, como os abaixa-línguas que os médicos usam nas consultas :) É um material barato e que poderei usar mais vezes em várias outras coisas...só preciso de tempo para testá-lo.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Atelier 1

Quarta feira foi o primeiro atelier e a minha primeira experiência como 'formadora' em.... desenha, corta, cola, alinhava, cose, pinta, aplica, e afins!
Foi excepção ontem o facto de terem estado juntos os dois grupos a trabalhar o mesmo tema. E revelou-se um pouco complicada esta solução, por vários motivos... O facto de serem muitas crianças no mesmo espaço e de eu ser apenas uma foi o principal motivo de poder ter sido menos proveitoso para todas nós. Em ateliers próximos serão restringidas as inscrições por sessão e serão divididas, então, como estava previsto, em dois grupos etários e programáticos. Deste modo será mais coerente e produtivo o nosso trabalho e decerto mais gratificante para ambas as partes!
Mas, deixando de lado estes pormenores 'técnicos' de pouca importância para primeira aula, a reacção ao tema e o resultado foi surpreendente!
Foi-lhes proposta a construção de um objecto que pudesse, ao longo das semanas de ateliers, identificá-las...até porque como vão funcionar em grupos rotativos, será difícil, à partida, conseguir decorar os seus nomes.

O pressuposto
mais importante do trabalho seria construirem uma peça de identificação pessoal com a qual se sentissem confortáveis e que lhes desse prazer usar como acessório durante os ateliers.

O processo
Olhar e tocar todos os materiais à disposição em cima da mesa e pensar quais queriam usar e de que modo; passar para o papel todas as ideias que surgissem, utilizando os ditos materiais ou, ao contrário, dessenhar a peça imaginada e em seguida procurar pensar com que materiais poderia ser feita.
O difícil foi controlar todas as ideias numa só!!!
O meu receio relativamente à não aceitação do primeiro passo de desenho e projecto da imagem formada, foi surpreendentemente eliminado! Todas acharam importante passar para o papel o que iam imaginando, para depois passar à acção. Irei depois deixar aqui algumas das imagens mais significativas disto que estou a dizer. Para já terão de confiar na minha opinião!

O resultado
Crachás em tecido, crachás em cartão e todo o tipo de aplicações, um avental, almofadas de alfinetes ou decorativas, bonecos e bonecas pregadeiras... houve de tudo para todos os gostos e ideias (todas arrojadas!).

O senão...
Ter de deixar as peças na sala durante toda a semana... umas alinhavadas à espera de mais tempo para as coser na máquina, outras a secar, outras ainda por terminar...

Mas ainda houve tempo para muitas das participantes fazerem mais do que um trabalho e poderem levar, esse sim, para o quarto :)
No final da tarde foram aparecendo mais uns bichinhos carpinteiros que andavam pelo pátio em brincadeiras ao ar livre mas que acabaram por se juntar a nós...com muita pena minha não tive tempo nem disponibilidade para lhes dar muita atenção...
Estou em pulgas para saber o que vai dentro das encomendas que nos vão enviar para o lar, com materiais que vamos poder usar nos nossos ateliers...vai ser muito engraçado quando as abrirmos todas juntas e olharmos lá para dentro :) Não tenho dúvidas que isso vai dar ainda mais alento e entusiasmo para fazermos peças novas!

No final ficou um suspiro meu, a lágrima de um dos bichinhos (por não ter feito nenhuma peça) e o sorriso aberto de todas as outras crianças* para a semana há mais!!!

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Em jeito de provocação...

Este foi o primeiro contacto que tiveram com o projecto...ficou a curiosidade no ar*

No dia seguinte (ontem) expliquei, então, do que se tratava.
Resultado? Algumas pré-inscrições e muito entusiasmo, tanto da parte delas como da minha...Agora sei que vai tudo correr bem :)

Já temos logótipo provisório...mas sujeito a qualquer alteração ao longo do trabalho.
Para já, ficam as minhas mãos, como ponto de partida simbólico para o que virá...


P.S. Quero deixar aqui o meu muito obrigado por todo o carinho das pessoas que me têm contactado por causa das ofertas de material*
Vou entretanto criar um espaço virtual somente dedicado a este projecto, começado por mim mas para ser continuado no âmbito do programa de aprendizagem ao longo do decurso deste projecto, pelas próprias participantes.

Projecto 'De Olhos nas Mãos'

É este um dos projectos que, mesmo não tendo nome nem cara nem um plano delineado até agora, andava a saltitar cá dentro (mesmo sem eu própria saber, às vezes), num caixote pequenino (mas muito espaçoso!!!!) que guardo na minha cabeça para projectos em 'banho-maria' ou sonhos invisíveis ou pouco palpáveis a curto prazo...
Passo a explicar. O projecto De olhos nas mãos...com a cabeça no lugar nasce de uma vontade muito grande de transmitir e partilhar a energia que sinto ao criar...seja o que for! De aprender e ensinar a dar valor às coisas pequeninas que podemos fazer a partir da imaginação e da vontade, maior ou menor, que temos em materializar essas ideias.
Sinto falta de dar de mim; de não guardar o que tenho e o que sinto só para mim; de ter a oportunidade de ver nos olhos dos outros um bocadinho do brilho dos meus quando descubro novas formas de fazer e trabalhar um material, de ver o resultado de uma aparente brincadeira em que se jogam cores, texturas, traços, personalidades. Mesmo que no final possam não ter valor para mais ninguém a não ser para mim!

Os destinatários (neste caso as destinatárias) são os residentes do Lar de Santa Isabel, Instituição de Solidariedade Social, em Leiria. Esta instituição acolhe crianças e jovens (exclusivamente meninas) que a têm como a sua casa, a sua família (mais ou menos temporária)...o seu espaço de vivência diária, com todas as regras, rotinas e responsabilidades que isso implica. Pretende ser também um espaço de aprendizagem e acompanhamento, como em qualquer lar de qualquer família.

O projecto vai funcionar aqui distribuído por dois grupos principais, dada a grande diferença de idades: o grupo Bicho Carpinteiro (dos 6 aos 13 anos) e o grupo Gatafunhos e Asteriscos * (dos 14 aos 21 anos). No caso das mais novas, o próprio nome é apelativo a alguns dos objectivos :) , sempre tentando manter uma base de aprendizagem, brincando ao mesmo tempo. No segundo caso, tentarei explorar algumas temáticas ligadas ao desenho e à sua aplicação ao projecto de peças artesanais ou outros fins, mas sempre dando espaço e tempo a todos os * (asteriscos) que possam surgir, ou seja, deixando sempre em aberto espaço para receber ideias e sugestões de temas de trabalho (ou apenas apartes que remetam para algum assunto que seja do interesse de todos explorar).

Estou entusiasmada, ansiosa, nervosa... mas com grande parte da minha energia direccionada para este projecto, com a confiança de que possa dar frutos, de poder dar alguma coisa de novo e receber muito em troca*

Ao longo dos próximos dias irei enviar alguns e-mails a algumas pessoas que trabalham nestas áreas ( artes plásticas, artesanato, costura, ...) de forma a tentar reunir algum material que seja para essas pessoas residual, mas que possa ser aproveitado por nós nos nossos ateliers...por mais pequena que seja essa oferta, será concerteza significativa para nós! Mas farei isso por meios mais adequados, que não um post num blog. Entretanto, se alguém tiver alguma questão pode sempre contactar-me através do endereço electrónico indicado nesta página.

Espero poder arrancar com o primeiro atelier na próxima sexta-feira ou, no máximo no dia 13 de Julho (sexta-feira 13 parece-me uma boa escolha :P ).